sábado, 6 de março de 2010

BACCARAT - Ícone do luxo em cristais


Rosana Araujo
Fotos Raul Zito e Divulgação

“Um palácio de Cristal onde tudo é possível” – Phillip Starck

Ícone do mundo dos cristais, a marca Baccarat é sinônimo de qualidade e tradição em todo o planeta, o que rendeu incontáveis prêmios nestes mais de dois séculos de existência. O nome Baccarat é originário do vilarejo francês situado a 250 milhas de Paris, onde foi fundada e conhecido e reconhecido pela perfeição do design, a elegância e o refinamento secular. Em 2003, a antiga mansão de Marie-Laure de Noailles (figura da sociedade francesa dos anos 20) foi inaugurada como nova sede da Baccarat, em Paris. Batizado como o Palácio de Cristal. O projeto foi desenvolvido pelo famoso designer Phillipe Starck e se tornou ponto turístico da França.
A luz que o cristal evoca no Palácio conduz o visitante a uma espécie de jogo de ótica, no qual tudo é relativo, no melhor estilo “Alice no País das Maravilhas”. Ambientes com chaminés monumentais acesas, salas com imponentes janelas de espelhos e cristais gigantes de 13 metros de altura pode ser vistos por lá.
O imponente museu expõe candelabros e cálices feitos à mão no decorrer dos séculos para reis, papas, entre outros. Raridades como candelabros de 3,5 m encomendados pelo czar Nicolau II, copos entalhados do iate de Aristóteles Onassis, pratos de cristal liso de Coco Chanel, fora outros objetos belíssimos, também estão no Palácio de Cristal.
Há ainda mesas e cadeiras de cristal, feitas sob encomenda para marajás do século 19, que foram entregues nas costas de um elefante.
Como parte de uma estratégia de desenvolvimento para entrar em novos mercados, a Baccarat decidiu exportar a sua única “Maison” conceito para Moscou. Depois do Palácio de Cristal inaugurado em 2003, Philippe Starck volta à cena. A mais nova Maison Baccarat, inaugurada no final do mês de fevereiro, fica num edifício histórico sobre Nikolskaya Street, numa antiga farmácia do século 18, construída por ordem do czar Pedro o Grande, e foi repaginada pelo design francês.
Para Starck, “a Baccarat é uma fonte de inspiração”. O designer não teve dificuldade em transformar o local cheio de história, partindo de sua visão artística inspirada pelo luxo da marca e seu estilo elegante. O resultado foi um poético e surrealista palácio de cristal.


Os mais luxuosos cristais do mundo.
A grife francesa de cristais, a Baccarat desenvolve por ano duas coleções e 400 lançamentos de catálogo, sendo responsável hoje por 48% das exportações francesas de cristais feitos à mão. A empresa esta presente em 85 países, através de 64 butiques e 1500 pontos de vendas (Le Bon Marché, Printemps e Galeries Lafayette em Paris, Harrod’s em Londres, El Corte Ingles em Madrid, Neiman Marcus, Bloomingdale’s, Saks, Barneys e Bergdorf Goodman em Nova Iorque, Isetan e Takashimaya em Tokyo, entre outros).
No início do século XIX, a fábrica Baccarat foi vendida para um belga expert na produção de vidro, Monsieur d’Artigues, que a transformou na marca de cristais de maior prestígio do mundo. Já nos anos 80, a Baccarat sofreu o processo de aquisição pela Societé du Louvre, corporação francesa controlada pelo grupo Taittinger, que atua nos segmentos de hotelaria, perfumaria e bebidas. Esta holding fatura anualmente cerca de US$ 820 milhões, sendo que a marca Baccarat é responsável por volta de 15% deste faturamento.
Primeira cristaleria da França, a Baccarat nunca parou de crescer e desenvolver novos tipos e estilos de cristal, sempre com criações de peças formuladas por artistas e designers famosos como Salvador Dali, César, Robert Rigot, Georges Chevalier e Philippe Starck, entre outros. Com uma filosofia futurista, a Baccarat foi a primeira cristaleria a iniciar a fabricação de frascos de perfume (4 mil por dia, em 1907). Marcas como Elsa Schiaparelli, Dior, Versace e Lancôme, usaram belos frascos de cristais para levar ao seu público as inconfundíveis fragrâncias.
A empresa também produz jóias. No princípio, para uma clientela restrita, muito especial e reservada. Só em 1931 foi lançado o primeiro anel de coleção e, em 1991, surgiram os clássicos brincos Creoles, que abriram as portas para a primeira coleção de jóias (1993). Nesta coleção, a Baccarat formulou um refinamento e tonalidades que trazem pedras preciosas e semipreciosas como safira, rubi, turmalina, topázio, jade...
Carolina Harari, diretora da Baccarat no Brasil ressalta que o público da marca é muito diversificado. “Os clientes Baccarat tem em comum a busca pela excelência, já que indiscutivelmente trata-se do melhor cristal do mundo, e também do mais lindo. Temos peças desenhadas por artistas como Philip Starck, Mathias, Arik Levy e muitos outros. Percebemos que o ícone da marca é a clássica linha de copos Harcourt, muito vendidos... Mas há os pesos em forma de coração, as jóias, os vasos, que dependendo da época, também são muito procurados...”.

Sucesso absoluto no Brasil
O Brasil detém hoje o terceiro maior acervo de peças Baccarat do mundo, sendo que a Baccarat chegou ao país, a poucos anos, precisamente em 1998, por meio da loja na Rua Oscar Freire, em São Paulo.
Com peças extremamente luxuosas como acessórios para mesa, decoração, além de belas jóias a marca fez sucesso por aqui e, não parou mais de crescer.
Em 99 é inaugurada a segunda loja da grife de cristais no país, no Shopping Iguatemi e, em 2005 a Baccarat inaugura um novo espaço, com 40 m² , a primeira boutique na América Latina criada dentro do novo conceito das lojas da marca no mundo, na Daslu. O projeto dá destaque para a exposição de jóias, além de possuir um projeto especial de iluminação.
Com o crescimento do mercado nacional de luxo, a entrada bem sucedida da marca no disputado mundo da moda através das jóias e o seu design diferenciado em peças de decoração, a marca dobrou nestes oito anos seu faturamento no Brasil conquistando cada vez mais um público atento às tendências mundiais.
A Baccarat não produz ainda bolas de cristal. Mas é fácil ver que muitas histórias de sucesso estão por vir em seus próximos 240 anos.

Baccarat:
SAC (11) 3811.9556
Site: http://www.baccarat.com

São Paulo:
3º. Piso Shopping Iguatemi
Daslu

Preciosidades: Doces que são jóias

Com um visual deslumbrante, as inovadoras e exclusivíssimas criações do premiado Chef Confeiteiro Flavio Federico, aguçam os cincos sentidos de qualquer pessoa. Suas jóias gastronômicas apresentam coleções de doces de acordo com a época do ano, em que as cores e texturas seguem o clima das quatro estações do ano. São frutas e ingredientes brasileiros, como cajá, cupuaçu, bacuri, uvaia, pitanga e os mais refinados chocolates de origem do mundo: brasileiros, belgas e franceses. Apreciem essas jóias!

Rosana Araujo
Fotos: Divulgação

O Chef Flavio Federico é reconhecido por revolucionar a arte de fazer sobremesas criativas e raras. Os doces, chocolates, petit fours, macarons, sorvetes preparados por ele são 100% artesanais, sem gorduras hidrogenadas, trans e aditivos químicos.


Verdadeiro amante dos sabores Brasileiros Federico foi o primeiro confeiteiro a pesquisar profundamente os maiores e mais valiosos tesouros dentre os ingredientes e receitas do Brasil. “Adoro framboesas, pois elas têm uma acidez fantástica. Uso também o cupuaçu.

Outro clássico que preparo é o chocolate com casca de laranja! A jaca combina muito em sorvetes. Outro exemplo é a banana. O simples doce de banana ou um mousse de manga são divinos! Os estrangeiros adoram”, comenta o Chef.

Outra iguaria é o chocolate de 100% brasileiro. De sabor meio amargo, ele é de origem da Fazenda Lajedo do Ouro, em Ibiratáia, Bahia. Batizado com o no 1188, esse chocolate é resultado de anos de parceria com o Chef Flavio Federico. Esse trabalho resultou numa torrefação e textura, acidez e sabor impressionantes. Foi inclusive selecionado pelo júri Francês para concorrer no Salão do Chocolate em 2009 com um dos melhores do mundo. É brasileiríssimo e esta a venda em barras de 100g com exclusividade apenas na boutique


DOCES:

• Macarons - Os mais famosos e sofisticados petit fours da moderna confeitaria francesa, são preparados artesanalmente, um a um e elaborados com puríssima farinha de amêndoas doces, sempre importadas da Espanha e/ou Chile, são recheados com diversos sabores, dentre os quais: chocolate, caipirinha, pudim de leite, ovomaltine, pistache, lavanda, maçã com canela, cupuaçu com rapadura, framboesa com água de rosas e etc. Uma das especialidade do Chef Flavio Federico PREÇO: R$ 3,15 a unidade.


• Oiapoque - Biscuit de castanha de cajú, musse de chocolate branco, geleia de cupuaçú e compota de cupuaçú com rapadura.
PREÇO: R$ 70,00/ UND - (16 X 16CM – 14 pessoas)


• Midnight - Casca de chocolate amargo, base crocante de chocolate, recheio de marshmelow e caramelo e decoração de veludo de chocolate amargo.
PREÇO: R$ 9,15 / UND.


• Viçosa - Massa Amanteigada, Mousse de baunilha, recheio de Geleia de morango e doce de Leite.
PREÇO: R$ 9,15 individual


• Matuto - Biscuit de fubá, musse doce de abobora com caramelo, flan de coco e geléia de jabuticaba.
PREÇO: R$ 79,00 / UND (24 cm - apenas sob encomenda)


• Pistaccio - Biscuti de Pistache, musse de pistache, recheio de damasco cozido no suco de laranja e geléia de framboesa.
PREÇO: R$ 86,00 (24 cm - apenas sob encomenda)


• Minidoces - Pequenas jóias, essa charmosa linha, apresenta nossa melhores criações, nos menores tamanhos, com mini pistachio, mini Oiapoque, mini midnight, dentre muitos outros.
PREÇO: R$ 4,00 / UND – (apenas sob encomenda)



Chef Flavio Federico
Al. dos Arapanés, 540 – Moema
Tel.: (11) 5051-5277
Site: http://www.sodoces.com.br/