quinta-feira, 6 de maio de 2010

Tesouros Insuperáveis


A riqueza de detalhes dos itens Montblanc, produzidos artesanalmente por mais de um século, transformaram a marca no sonho de consumo de muita gente. E a lista de preciosidades da empresa não para de crescer: são instrumentos de escrita, acessórios de couro, relógios, óculos, perfumes e joias exclusivas
por Rosana Araujo / fotos: Divulgação

São riquezas de detalhes produzidas artesanalmente por mais de um século, que transformaram a marca no sonho de consumo de muita gente. E a lista de preciosidades da empresa não param de crescer são instrumentos de escrita, acessórios de couro, relógios, óculos, perfumes e jóias exclusivas.


Os relógios Montablanc também são famosos por sua qualidade e seu design diferenciados. Da Suíça onde, além de manter uma fábrica própria de relógios, a Montblanc adquiriu recentemente o célebre Institut Minerva de Recherche en la Haute Horlogerie, transformando-o na Villa Villeret, em homenagem à cidade onde foi construído. A marca apresenta ao mercado relógios inovadores, como o TimeWalker Metamorphosis, lançado em janeiro de 2010, durante o SIHH (Salon International de la Haute Horlogerie), realizado em Genebra. Considerado o principal lançamento do salão, este modelo revoluciona tudo o que já se viu em termos de complicação ao apresentar um mostrador que se abre (ao comando do usuário) e revela um outro relógio.

Em alta joalheria, um lançamento surpreendente é o colar Lumière, com mais de 3 mil diamantes (378,74 act) dispostos em cascata, num fio de ouro branco que pode ser vestido de várias maneiras, inclusive desdobrado pelas costas - e o efeito é sempre indescritível. Esta peça única, absolutamente reluzente, é coroada com o Diamante Montblanc (lapidação exclusiva da célebre estrela da marca em 43 facetas) de 12 act, e está avaliada em US$ 5 milhões!
Os itens de couro por exemplo são cortados e costurados manualmente, um a um, sendo a pasta executiva de crocodilo é, sem dúvida, um dos lançamentos mais preciosos da coleção.
Mas as novidades não param! Em 2010 a Montblanc inova ainda mais e traz as chamadas peças “Bespoke”. Uma peça trabalhada com cuidado e precisão pelos criadores da Montblanc, conforme os desejos do cliente, tanto no design como na escolha dos materiais. Cada peça é “única” em todos os sentidos. O cliente participa do desenvolvimento do conceito de seu bem de luxo, desde o início e pode acompanhar todas as etapas do processo criativo por meio de webcam, em qualquer hora e local. No entanto, para a maioria dos clientes, podem viajar para ver de perto o resultado final e ir pessoalmente ao ateliê “Bespoke”.
Para Adriana Tombolatto, diretora de Marketing da Montblanc, houve uma elevação no status da marca devido a diversificação da Mont Blanc no final da década de 1980. “Como líder absoluta em instrumentos de escrita, a Montblanc decidiu ampliar a sua base de negócios, atingindo o mesmo consumidor com outros produtos de seu interesse, oferecendo-lhe todos os valores que ele encontrava nas canetas. O plano de expansão da marca até a sua transformação em uma grife global incluiu o lançamento de relógios, em seguida produtos maiores de couro e, mais recentemente, a alta joalheria.
Paralelamente, a Montblanc iniciou a implantação de suas Boutiques e Flagships o número de mais de 4 mil itens”.

Montblanc no Brasil
A Montblanc está presente no Brasil desde 1991 e hoje está presente nas grandes e badaladas cidades do país. São 10 boutiques próprias _cinco lojas em São Paulo, uma em Campinas, uma em Curitiba, duas no Rio de Janeiro e uma Brasília, além da rede de joalheiros credenciados.
Segundo Adriana Tombolatto, o brasileiro é um ávido consumidor de produtos de boa qualidade, sabe diferenciar o bom do ruim e tem consciência de que é bem aplicado o dinheiro investido em produtos que agregam design atemporal a matérias-primas nobres. “Este é o lado bom de trabalhar com grifes no Brasil: a valorização do consumidor para com os produtos perenes. A internacionalização do consumidor brasileiro, que agora viaja mais para o Exterior, trouxe um ganho em cultura e deu maior visibilidade às marcas e produtos de primeira qualidade, tornando-os desejados pelos brasileiros”.

Montblanc em São Paulo

A Montblanc presenteou a cidade de São Paulo com cinco lojas, sendo que escolheu o Shopping Cidade Jardim, para sediar a sua primeira Flagship Boutique da América do Sul. A maior e mais importante Boutique Montblanc do continente tem 280 m2 de área. Moderna, sofisticada e aconchegante a Flagship faz o cliente vivenciar a encantadora experiência do Universo Montblanc. Do lustre com pingentes decorados com a estrela Montblanc, que desce sobre o balcão principal, até ao painel fotográfico desenvolvido por Hiroyuki Masuyama em alta tecnologia e instalado no alto do pé direito; tudo enche os olhos e provoca os sentidos para a viagem pelo Universo Montblanc, que é facilitada pelos móveis de linhas retas e cores específicas para produtos masculinos e femininos.

Montblanc em Brasília

Bela e diferenciada, a Boutique Montblanc Brasília fica localizada na ala nova do ParkShopping. É a primeira Boutique própria da marca no Planalto Central e a nona do país. Com 120 m2 de área e um projeto de decoração alinhado com a atual orientação da marca - a Boutique reserva 60% de espaço para as coleções femininas e 40% para os produtos destinados ao público masculino. Entre as surpresas encontram-se as encantadoras jóias em ouro e diamantes da Haute Joaillerie Collection. Para os homens, a atração é um conjunto de abotoaduras em aço com uma cápsula transparente que abriga um discreto diamante..

Montblanc no Rio de Janeiro

A Boutique Montblanc Barrashopping leva ao seu consumidor carioca toda a linha de produtos de edição limitada, incluindo produtos de edição limitada da coleção “Etoile de Montblanc”.
É possível encontrar jóias Haute Joaillerie Collection. Destaque para o conjunto composto de um par de brincos de ouro branco e diamantes, uma aliança de ouro branco com diamantes e jades negros e um colar de ouro branco com pingente na forma da estrela, com diamantes, avaliados em mais de R$ 58 mil à vista.
Os homens cariocas encontram relógios, pastas de couro e malas de viagem, carteiras, uma moderna coleção de abotoaduras, jóias em aço e emborrachadas, além dos instrumentos de escrita mais cobiçados do mundo dos negócios.



História

Um dos maiores impérios do mercado de luxo do mundo já ultrapassou um século de existência.
A grife Montblac, nome que é uma homenagem ao Monte Branco (em francês Mont Blanc)_ a montanha mais alta da Europa Ocidental _ começou sua história de sucesso quando três homens_ o dono de uma papelaria em Hamburgo, Claus-Johannes Voss; o engenheiro August Eberstein e o vendedor Alfred Nehemias_ encontraram-se em 1906 para trocar idéias. Dali nasceria uma das grandes marcas internacionais de luxo.
Os três visionários fundaram uma fábrica em Schanzen, distrito de Hamburgo, para produzir um pequeno número de canetas-tinteiro exclusivas e da mais alta qualidade: a “Simplo Filler Pen Company”.
Em 1909, após quase três anos de desenvolvimento, eles lançaram a primeira série de caneta-tinteiro – Rouge et Noir – feita de ebonita negra decorada com o topo da tampa em vermelho, num design inspirado no romance homônimo de Stendhal. A caneta-tinteiro ganhou o apelido afetuoso de “Little Red Riding-Hood” e foi um grande sucesso – como os anúncios da época aclamavam, “a caneta-tinteiro que não borra”.
Um ano mais tarde, a caneta-tinteiro tecnicamente melhorada “Montblanc” começou sua carreira bem-sucedida: a caneta-tinteiro negra, com a estrela branca no topo, que não vazava mesmo quando fechada! Como um símbolo da mais alta qualidade, o nome “Montblanc” permanece ainda hoje como a mais elevada artesania em toda a Europa. A caneta-tinteiro Montblanc foi um sucesso tão grande que a Simplo Filler Pen Company mudou seu nome para Montblanc Simplo GmbH.
Após ramificar-se por Berlim, Leipzig, Breslau, Hanover e Bremen, as primeiras Montblanc começaram a aparecer em Paris, Londres e Barcelona, sendo que a linha de produtos também começou a crescer. Além das canetas-tinteiros, as lojas ofereciam papel carta, tinteiro e canetas esferográficas com a estrela branca. Ao mesmo tempo, o universo global de artigos de luxo: acessórios de couro elegantes feitos à mão (a fábrica de couro existe desde 1935), óculos modernos, acessórios como abotoaduras e jóias femininas de prata; além dos exclusivos relógios suíços, produzidos pela fábrica de relógios Montblanc Montre S.A., em Le Locle, o coração da fina relojoaria artesanal, na Suíça.
Atualmente a Montblanc está presente em 420 lojas no mundo todo, distribuídas em 60 países, nos cinco continentes. Em 2009 a grife faturou ,mais de € 2 379 million em vendas, apontou € 345 million de lucro operacional e capitalização de € 902 million.


4810 – A referência de Qualidade

4.810, este é o número que figura na pena de cada caneta Meisterstück. O número 4810 adorna a pena de cada Meisterstück (Obra de Mestre, em alemão) e simboliza a altura da imponente montanha nos Alpes Savoy. São 4.810 peças de Edição Limitada feitas todo ano, 4.810 diamantes que embelezam a Meisterstück Solitaire Royal.
O próprio Museu de Arte Moderna de Nova York homenageia essa obra-prima do design, mantendo uma Meisterstück 149 em sua exposição permanente.
Onze anos mais tarde, em 1935, a companhia firmou um compromisso com seus clientes, que eram atacados pela inflação e estavam relutantes em investir o seu dinheiro: uma garantia de durabilidade.
Para controlar e atestar toda essa qualidade a Montblanc desenvolveu o sistema intitulado "Quo Vadis" (para onde vais?). O clipe de cada caneta recebe um número único, gravado a laser, que corresponde a um código de barras. Este é registrado com o número do cliente, no momento da entrega do produto. Luxo e exlusividades que são próprios da marca Montblanc.



A Cronologia do Sucesso
1906 Claus Johannes Voβ, comerciante de Hamburgo, ao lado de Alfred Nehemias, também de Hamburgo, e um engenheiro de Berlim chamado August Eberstein, decidem produzir canetas-tinteiro. Com esta joint venture, foi criada a pedra fundamental para o futuro sucesso internacional da companhia Montblanc, fundada em 1906.

1909 Lançada a caneta-tinteiro “Montblanc”, tecnicamente aprimorada. O nome “Montblanc” é registrado como marca comercial e o nome é adotado em todos os instrumentos de escrita fabricados pela companhia.

1924 Montblanc cria a família de instrumentos de escrita “Meisterstück” (Obra Prima, em alemão). É lançada a legendária caneta-tinteiro Meisterstück 149

1929 Todas as canetas-tinteiro Meisterstück, a partir desta data, passam a ter gravado o número “4.810” – a exata altura do Mont Blanc à época, então o massivo mais elevado da Europa.


2006 100º. Aniversário: Foram precisos oito anos de pesquisa e desenvolvimento para a Montblanc lapidar um diamante perfeito, com o mais alto padrão de qualidade e cor, lapidado com o desenho da sua estrela em 43 facetas, que será o destaque de todas as edições lançadas em homenagem ao centenário.


Montblanc
Site: http://www.montblanc.com/