segunda-feira, 26 de julho de 2010

O Chef artesão

O Chef artesão do Restaurante Pomodor“Meu estilo culinário é a cozinha “Italiana Criativa”, não sou um artista e, sim um artesão da gastronomia, que adapta um conceito moderno sempre preservando o frescor dos ingredientes”, assim defini-se o Chef Jefferson Rueda, que comanda a cozinha do badalado restaurante Pomodori, casa localizada no badalado Itaim Bibi, em São Paulo.
Rosana Araujo
Fotos: Divulgação

Com a filosofia de respeitar a originalidade de cada alimento e conquistar sempre o paladar e a preferência de seus exigentes clientes, o chef Jefferson Rueda investe na criatividade e muito talento para sempre apresentar novos pratos no disputado cardápio do Pomodori. “A Cozinha com sotaque Caipira é o que há e mais exótico nos meus pratos. Sempre escolho com cuidado tudo o que uso. Um dos pratos que mais mostrou até hoje o meu estilo e, que mais gosto é o Porco à moda caipira com purê de batatas. A carne de porco é um ingrediente que não pode faltar na minha cozinha”, comenta Rueda.
Totalmente dedicado à culinária clássica italiana, o restaurante Pomodori completa seis anos de intensa atividade e sucesso absoluto. O Restaurante possui uma adega climatizada com quase mil rótulos que variam de R$47 a R$10 mil. No meio do salão funciona um bar amplo, rebaixado e moderno sob uma clarabóia, com drinks e coquetéis elaborados pelo barman Zequinha.
Duas vezes ao ano, o premiado chef Jefferson Rueda viaja para centros gastronômicos mundiais para estudar e pesquisar novas tendências. Ele explica que a aceitação da gastronomia brasileira no exterior é muito boa. “Já estamos no ranking mundial dos melhores restaurantes e agora é crescer cada vez mais”.
São 15 anos de carreira na gastronomia e muitos cardápios montados, além de muitas lembranças gastronômicas.
O Chef Rueda conta que um prato que ele apreciou e nunca esqueceu foi o menu degustação do chef Gennaro Esposito do restaurante Torre del Saracino, em Vico Equense, Sul da Itália. “Gennaro Esposito é com certeza o chef internacional que eu mais admiro”, completa.
No último mês de março, o chef do Pomodori inovou mais uma vez e apresentou novidades para os mais refinados paladares como: Frutos do mar grelhados na brasa como entrada e Linguiça artesanal de frutos do mar grelhada em lenha de eucalipto com fetuccine fresco ao molho de sálvia e bottarga e, inspirado nas bolachinhas de nata da sua Vó Cida, ele prepara como uma homenagem a ela o Ravióli cremoso de nata com papa al pomodoro como pratos principais. E não fica por aí, pois Jefferson prometeu um cardápio de inverno com muitas surpresas. “Essa é a proposta da casa Pomodori, aproximar-se ainda mais das necessidades do seu público, deixando-o mais confortável para desfrutar o melhor dos novos produtos, do novo cardápio e de uma nova filosofia”, e acrescenta para finalizar: “Gastronomia e luxo... Defino: Luxo é saber comer bem!”.

Perfil do O chef Jefferson Rueda

O chef nasceu em São José do Rio Pardo (interior paulista).
Possui 32 anos e atua há 15 no mercado.
Jefferson começou no mundo da cozinha ainda criança, por influência do pai. Aos 17 anos formou-se como chef internacional no Senac em convênio com o Culinary Institute of América (CIA).
Foi para São Paulo, onde trabalhou em restaurantes de destaque no circuito gastronômico.
Considera fundamental o trabalho com o chef Laurent Suaudeau, quando resolveu se dedicar à cozinha contemporânea com base francesa, que valoriza a matéria-prima brasileira, delineada pelo mestre Laurent.
Fez estágio no Apicius, na França, onde aperfeiçoou seus conhecimentos.
Foi o representante do Brasil no concurso Bocuse d´O, em Lyon, na França.
Inaugurou o restaurante Madelleine e em 2002 e, em, 2003, abre o Pomodori onde é chef atualmente.


Pomodori
R. Dr. Renato Paes de Barros 534, Itaim Bibi – São Paulo/SP
Reservas: 55.11 3168 3123
Site: http://www.pomodori.com.br/