Seguindo a teoria que o ceramista é aquele que tem profunda ligação com os quatro elementos da Natureza: terra, água, ar e fogo e, que a cerâmica é a fusão total do espírito do artesão com o barro e com o fogo. A famosa ceramista e requisitada Hideko Honma mostra em seu ateliê uma variedade e luxuosa produção de peças de cerâmica.
Uma características peculiar de suas peças artísticas é a utilização de pigmentos e desenhos únicos, criados por ela própria a partir de folhas e cascas de abacateiros, bananeiras, pinheiros e outros vegetais, que dão às peças tons de azul translúcido, verdes, marrons...
Rosana Araujo
Fotos: Divulgação
Hideko Honma, é uma das mais respeitada ceramista do momento. O equilíbrio entre a sofisticação e a personalização dos objetos é um dos seus diferencias. São peças exclusivas e belíssimas, peças de cerâmicas artísticas, verdadeiras obras de arte e de decoração para vários tipos de ambientes e gostos. Ela transforma-se no barro que amassa e deixa-se revelar.
Mesmo os menos entendidos saem encantados do ateliê de Hideko Honma, instalado num casarão de Moema.
Hideko dedica-se à técnica japonesa, que destaca os elementos naturais em seu conceito de trabalho.
Sua obra tem o diferencial revelado pelos pigmentos, que são formados a partir de uma matéria-prima exclusiva como grama, bambu, folhas de bananeira, palha de arroz, que são triturados e trabalhados para se conseguir os tons de azul e verde. Cada peça confeccionada possui uma composição química particular, que permite a obtenção de um esplêndido leque de cores.
Técnica adquirida na cidade de Arita, um dos redutos da cerâmica no Japão e também cidade de seus antepassados. “Os japoneses encantam pesquisadores de todo o mundo, utilizando cinzas vulcânicas, cinzas de palha de arroz, de pinheiro negro e de outros elementos da natureza como matéria prima básica para a criação de esmaltes cerâmicos. Hoje, tal qual meus ancestrais eu concretizo sonhos amassando barro, colhendo galhos e podas de jaqueira, de palha de arroz, de bananeira, de samambaia do mato. A Terra generosa e o Fogo implacável são os meus grandiosos parceiros que a 1.300°C, queimam e purificam transformando estas cinzas vegetais em brancos, marrons, verdes, azuis; acetinados e translúcidos. São infinitas as possibilidades de cores e texturas da farta natureza brasileira que hoje acolhe a minha criação” explica a ceramista Hideko Honma.
Cerâmica para a nobreza
Hideko já confeccionou mais de 1200 peças, que foram utilizadas num importante jantar oferecido ao Príncipe Naruhito, por ocasião de sua visita ao Brasil para comemorações do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil em 2008.
Além disso, o trabalho de Hideko Honma esta presente em grandes eventos, exposições, hotéis de luxo e também na alta gastronomia como no Restaurante La Brasserie Erick Jacquin, Restaurante Amadeus da Chef Bella Mansano, Restaurante Kosushi entre outros.
Hideko Honma
Site: www.honma.com.br
Rua Pintassilgo, 429. Moema - Tel.: 5042-4459
Nenhum comentário:
Postar um comentário